Administrando seu dinheiro

29 de dezembro de 2009 por: Raquel Loyola

PorquinhoOlá Pessoal,

Estamos de volta! Deixei o blog um pouco de lado nos últimos 2 meses, mas agora pretendo voltar a escrever com mais freqüência.

Já dei dicas de como identificar seus gastos, uma planilha para controlá-los e dicas de como economizar. No artigo de hoje, vou falar sobre como administrar seu dinheiro. Administrar o dinheiro é uma parte muito importante da sua escalada rumo a riqueza. Não pensem que só tem que um salário alto tem que administrá-lo. Mesmo quem só ganha um salário mínimo por mês tem condições de fazê-lo. Diria ainda que até crianças que ganham mesada de alguns reais por mês deveriam já aprender a administrar esse dinheiro. Desse modo, quando elas crescerem não terão nenhuma dificuldade em fazê-lo. Segundo T Harv Eker, “O hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.”

O autor do livro “Os Segredos da Mente Milionária”, propõe um método muito interessante de administração de dinheiro. Ele sugere abrir uma conta bancária chamada “Conta da Liberdade Financeira” e depositar nela 10% de tudo que você receber (descontados os impostos). Esse dinheiro só deve ser usado para investimentos. Você nunca deve gastar esse dinheiro! Ele será usado para criar rendimentos passivos para você. Na aposentadoria, você usará os rendimentos desse investimento, mas não o principal. A idéia é que esse dinheiro cresça.

Depois da “Conta da Liberdade Financeira”, ele sugere criar o “Pote da Liberdade Financeira” e guardar nele alguma quantia todos os dias. Pode ser qualquer valor, R$1,00, uma moeda, R$10,00. O valor a ser guardado não importa, você tem que adquirir o hábito. Fazendo isso, você está dando atenção diária ao seu objetivo de liberdade financeira. Ele diz ainda que “dinheiro chama dinheiro”, então você tem que fazer esse pote se transformar no seu “imã que atrai dinheiro”, fazendo com que ele traga para a sua vida mais riqueza e oportunidades de liberdade financeira.

Aqui está a grande sacada desse sistema de administração do dinheiro, a “Conta da Diversão”. Harv Eker sugere que você destine todos os meses 10% dos seus rendimentos para diversão. Isso mesmo, a idéia é que se você apenas poupar e não usufruir de nada do dinheiro que está poupando, logo você desanimará e deixará de fazer esse pequeno “sacrifício”. Utilizando esse dinheiro para se divertir, você sente as suas energias renovadas para continuar com seu plano de liberdade financeira, mas é extremamente importante que essa quantia não ultrapasse os 10% de seus rendimentos. Outra regra importante é que essa conta seja zerada todos os meses. Ele diz que você deve “torrar” esse dinheiro todos os meses de uma maneira que o faça se sentir rico.

Além dessas contas, T. Harv Eker sugere também a criação das contas abaixo:
10% para a Conta de Poupança para Despesas de Longo Prazo;
10 % para a Conta da Instrução Financeira;
50% para a Conta das Necessidades Básicas;
10 % para a Conta das Doações.

A Conta de Poupança para Despesas de Longo Prazo é uma conta para aquelas despesas que aparecem algumas vezes por ano, como IPTU, IPVA, presentes de aniversário e também para gastos inesperados.
A Conta da Instrução Financeira é um valor que você deve gastar para aprender mais sobre finanças pessoais, sobre como investir seu dinheiro, etc. Pode ser usada para comprar livros ou fazer cursos.

A Conta das Necessidades Básicas deve ser usada para seus gastos mensais, com supermercado, telefone, casa, etc.

A Conta das Doações é para você fazer doações a pessoas que precisam. Sim, doações. Ajudar ao próximo é uma coisa importante para o ser humano, nos faz bem a alma. Reservar uma parte dos seus rendimentos para doações é uma atitude que fará você se sentir bem consigo mesmo.

“Tudo se resume ao seguinte: ou você controla o seu dinheiro ou ele o controlará. Para controlar o dinheiro, você tem que administrá-lo.” T. Harv Eker.

Não é necessário que sejam realmente abertas contas diferentes como sugerido aqui, você pode apenas utilizar uma planilha para controlar todos os valores que estão numa mesma conta, por ex. Ou utilize uma conta para as necessidades básicas e outra para as outras contas. O importante é controlar tudo e saber exatamente que valor é referente a que.

Hoje eu apresentei a sugestão de T Harv Eker, autor do livro “Os segredos da mente milionária” sobre como administrar o seu dinheiro. Escreverei mais artigos citando as sugestões de outros autores sobre o assunto.

Fonte: Os segredos da mente milionária. T. Harv Eker. 2005.
Editora: Sextante

Posts Similares:

Comentários

7 Comentários para “Administrando seu dinheiro”
  1. Paulo Y. Kai disse:

    Oi Raquel !
    É isso mesmo ! Gostei muito do seu blog, não adianta ganhar o “din din” se não sabe administrar, quem não tem o hábito, logo ficará sem. Repetição para fortalecer o hábito bom …
    Agora que tal ganhar uma BMW M3 no prox. mês de Fevereiro/10 ? Visite http://twitter.com/pauloykai ou aqui:
    http://news.top10-businessonline.com/ganhe-uma-bmw.htm

    Tudo de bom prá você …
    Paulo K.

  2. Fernando Lima disse:

    Raquel,

    Li o principio de riqueza 14, que aborda o seu artigo e fiquei com duvidas sobre as contas de longo prazo.

    Esclarecido no seu blog.

    Obrigado.

  3. nubia gomes de souza disse:

    ola, estou desesperada ! preciso muito de ajuda , ganho um salario minimo e nao sei como administra-lo, quero muito fazer uma faculdade que vai mim custar 335,00 , mas para eu consequir eu terei que parar de comprar coisas desnecessarias . por favor mim de dicas de como faço para comprar coisas que realmente sao importantes .bjos obrigada!

  4. Sopoyono disse:

    Seria Legal mesmo, se psuesde refinciar casa adquirida pelo financimaneto habitacional da Caixa Economica Federal, Eles n?o abrem a m?o em renegociar, ? uma pena !

  5. Bob disse:

    Thanks for wtriing such an easy-to-understand article on this topic.

Trackbacks

Deixe o seu Comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.